quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Coluna do Luis: tudo é questão de comprometimento


No futebol (até o de pelada), o comprometimento é fundamental. O Campeonato de Futebol, categoria Master, está chegando ao final. Como era de se esperar, muitas partidas emocionantes aconteceram, pelo nível muito bom dos jogadores de cada equipe. E algumas lições vieram para todos nós, associados atletas, dirigentes e torcedores. Quem conseguiu manter, ao longo do campeonato, a equipe presente (em todos os jogos) acabou fazendo a diferença. Acabou mostrando um certo equilíbrio, porém um equilíbrio de duas formas muito distintas.

O América, do performático Toní, pode ser campeão no domingo


Vamos ao raciocínio ...

Primeiro Turno
Os quatro semifinalistas foram América, São Paulo, Botafogo e Guarani.
Fizeram a final América e São Paulo.

Segundo Turno
Os quatro semifinalistas foram América, São Paulo, Bangú e Viracopos.
Irão fazer a final, no próximo domingo (04/12), América e São Paulo.

O primeiro equilíbrio podemos chamar de lógica.
As duas equipes que conseguiram manter uma excelente média de presença de seus jogadores foram exatamente as duas equipes que fizeram e vão fazer as finais de turno. Mostraram que marcar presença nos jogos com o plantel fortes e com poucas (ou nenhuma) faltas faz a diferença.
As duas equipes em questão, além de terem fortes times, com excelentes jogadores, mostraram que as faltas foram em situações extremas.

O segundo equilíbrio podemos chamar, também, de lógica.
As duas equipes que se juntaram na semifinal do Primeiro Turno, no caso Botafogo e Guarani, tiveram presença da maioria de seus jogadores, praticamente em todos os jogos.
O que não aconteceu com as equipes do Bangú e do Viracopos.
E acabou invertendo os papéis no Segundo Turno. Enquanto Bangú e Viaracopos conseguiram colocar, em seus jogos, plantéis reforçados. O Guarani e o Botafogo acabaram sucubindo pelas ausências.
Sabemos que muitos jogadores, pelo menos do Guarani, no Segundo Turno, estavam entregues aos cuidados médicos. Mas estamos aqui analisando o fator presença e ausência.

Mas no final acho que acabou sendo uma lição para muitos. Ao que parece, nem acabou o campeonato e escuta-se em muitas movimentações e ajustes de planejamento para 2012.

É isso aí. Na vida aprendemos todos os dias alguma coisa. E o campeonato do Grêmio deu a sua contribuição.

Boa final de turno aos que melhor se prepararam para o campeonato. América e São Paulo.
Mas deixo aqui também os meus parabéns aos times do Guarani, do Bangú, do Botafogo e do Viracopos, que angradeceram o nosso campeonato com partidas memoráveis.

Abraço do amigo

Luís Augusto

a
a

2 comentários:

  1. Porra, Luís! Sai do computador e vai pro jogo do Nacional, rapá! Hahaha.
    Mas falando sério, gostei desse espaço reservado ao pessoal do Campeonato de Masters, realmente estavam precisando.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Luis, não é nenhuma novidade faltar atletas para o time da coisa afinal de contas a torcida bicolor é infinitamente superior kkkk. Nos próximos farei de tudo para está presente.
    Um abraço.

    Evaldo Sena.

    ResponderExcluir