segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Supermaster: qual é o segredo desses intrépidos?

O passado teima em estar presente: esses jovens intrépidos e seus trajes exóticos
O Supermaster é um grupo de moleques chorões que “se acham.” Pensam serem craques e colocam tudo no passado. O passado teima em estar presente...(Mário Quintana)” É por isso que sempre faz bom tempo... Tempo de bola redonda que rola no gramado sob a tutela de maestros... Tempo que foto era retrato (essa é do Papel), WC era retrete, quem estava com tudo era o “GuaraSuco: está em todas amizade!” e quem não tá com nada é de fritar bolinho na geladeira e ainda deixar queimar...” E nem vem de garfo que hoje é dia de sopa... Pega a mula e te pica... Que o buraco é mais embaixo... 
A pelota rola célere na relva sob a batuta dos maestros da bola
Aí você vê o Heleno do alto dos seu sessenta e tantos anos dando um chapéu (nem se usa mais essa peça de vestuário) no lateral, entorta o zagueiro, zigzagueia e bumba: - Bola nas redes! Tem o refinado toque de classe do Carvalho. - Caracas, como é possível!!!

O Rafael, anjo que pinta um céu de Brigadeiro com um acerto de passes que nem Didi (a garotada nem sabe quem é). E para que não paire dúvidas, Didi foi o craque da copa, a 1ª que o Brasil venceu e foi lá na Europa contra o dono da casa e olha que tinha Pelé e Garrincha no time...).

Claro! Vivo! Oi! Tim Maia! Olha o retorno... Solta o vozeirão quando o chefe da polícia, pelo telefone (ainda não havia celular), manda avisar, que na carioca tem uma roleta para se jogar... Pois é, tinham os caras do baralho! Tinham também os “arranca toco”, mas acima de tudo, sob o céu e sobre o chão, se jogava e ainda se joga bola, um bolão...

A história
O campeonato de futebol na categoria Supermaster, do Grêmio Literário e Recreativo Português, é um evento que congrega cerca de 150 atletas e cujos requisitos para participar são: ser sócio; ter idade a partir de 53 anos; ou pese acima de 110 kg, neste caso também ter mais de 40 anos de idade.

Constatando que um grande número de sócios não tinham vez para disputa de outros campeonatos gremista, sejam por razões técnicas, físicas ou cronológicas, eram básica e sumariamente “excluídos” desta atividade esportiva; um grupo de abnegados e sonhadores sócios, incentivados pelo então diretor de esportes, projetou um certame, que beneficiasse os “excluídos”.

Assim nasceu o Supermaster, um campeonato inovador onde as estrelas são os “excluídos” e os craques apenas e tão somente o complemento. Os mais idosos e os menos qualificados tecnicamente passaram a ter papel preponderante, são os polivalentes, que além de ter suas vagas garantidas (por regulamento) para jogos de seus times, ainda podem jogar por outras equipes para suprir eventuais faltas.  Estes superatletas tornaram-se verdadeiros coringas e são a alma e a razão do sucesso do campeonato.

Superpoderosas: de 8 a 80 com beleza, alegria e simpatia
A modéstia
Deixando a modéstia de lado, e sem desrespeitar os outros campeonatos, queremos proclamar em alto e bom tom, que hoje “o SUPERMÁSTER faz o melhor campeonato do Grêmio”. Isto porque consegue “juntar a fome com a vontade de comer”, reúne craques do quilate de Olímpio, Heleno, Marabá, Pina, Dídimo, e tantos outros; com pernas-de-pau como Álvaro, Cabeto, Vilela e Papel, que se não fossem os “Dirigente de equipes” não conseguiriam jogar em lugar algum...

O Supermaster faz o campeonato mais redondo do Grêmio
Com voracidade célere, em 2012 vamos disputar o XII Supercampeonato. O calendário anual até 2011 contemplava: o torneio de inverno; o campeonato do 1º semestre; e o campeonato do 2º semestre. Entre estes permeia atividades paralelas como a superfolia, bingos, miniserestas, feijoadas com churrasco e a superconfraternização, que é o “Superpoint”, pois se o ideal olímpico é competir, o do supermaster é comemorar. Afinal de contas, como diz nosso patrono, Antônio Lage: “é isso que se leva da vida”.


Na Superfolia eles soltam as frangas


Nenhum comentário:

Postar um comentário